segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tema: Projeto Açai

TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
SEU NOME: LUIZA PEREIRA DA SILVA
DISCIPLINA: PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO TEXTO, IMAGEM E SOM
ATIVIDADE FINAL – PLANO DE REALIZAÇÃO
TURMA: PA02TIS
NOME DO SEU / SUA MEDIADOR(A): ALESSANDRA MUYLAERT ARCHER


1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático):

Tema: Projeto Açai
Justificativa:
O açaí, na região norte, é um alimento básico essencial na mesa dos nortistas. O chamado “vinho” do açaí é um alimento feito com a polpa e a casca dos frutos e que se tornou famoso em todo o Brasil por seu elevado teor energético. O açaí é cultivado principalmente nas áreas ribeirinhas, e a sua exploração indiscriminada levou a indústria do palmito à escassez e ao colapso. Sendo assim, pretendemos estudar esse tema para que os alunos possam conhecer melhor sobre a importância alimentar do fruto e a preservação e conservação, com um consumo sustentável de suas árvores para que não seja extinta da mesa dos paraenses e do Brasil, pois já se trata de um fruto consumido por todos os brasileiros. . Através deste trabalho terão oportunidade de vivenciar a aplicação e utilização dos conceitos ao cotidiano, desenvolvendo neles uma postura crítica perante os conhecimentos trabalhados, vivenciando conteúdos matemáticos, geográficos, históricos, ciências, lingüísticos e formativos, dentre outros.
Este projeto visa promover a educação para o pensar, despertando nos alunos o gosto pela matemática


2. Objetivo principal:
Desenvolver habilidades de investigação, formulação e resolução de questões a partir de situações reais.

3. Objetivos específicos:
(i) - Ler e interpretar texto, enfatizando a matemática como uma linguagem que pode ser construída e reconstruída.
(ii) - Discutir idéias e produzir argumentos.
(iii) - Desenvolver a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção no real.
(iv) - Pesquisar e construir o conhecimento matemático a partir das vivências com os feirantes.

4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
 Matemática: Calendário de floração, colheita, quantidade do fruto, Densidade: Produção por hectare/ alqueire – sistema de medida, regra de três: quilos/litros, porcentagem, gráficos, tabelas, operações, sistema monetário, etc.
 Ciências: época de flor e fruto, nome cientifico, partes da planta, local onde mais ocorre, uso: alimentar, medicinal, valor: madeireiro e não madeireiro, cadeia alimentar, valor nutricional,
 Uso: fruto, palmito, palha, caroço, estipe (tronco), raiz nova, cacho.
 Geografia: localização geográfica das áreas de produção, tipos de vegetação, manejo sustentável, solo das áreas, ocupação do solo, densidade, tipos de ecossistemas, povos.
 História: ocupação do solo, lendas, povos e suas origens.
 Artes: artesanatos diversos com o uso de sementes, cachos, palhas, ilustração artística, música, dança, teatro enfatizando as lendas e mitos.

 Língua Portuguesa: produção de textos diversos, relatórios, pesquisas, elaboração de músicas, script do teatro.

 Informática: o uso da sala de informática para organização dos trabalhos realizados nas áreas de conhecimento como: problemas matemáticos, gráficos, discussões, pesquisas na internet e jogos, criar um blog do projeto.

 Língua estrangeira: variações lingüísticas e a produção de folder informativo bilíngüe.

 Educação Física: organização dos alunos para o teatro, dança e demais expressões artísticas.

Plano de Realização

5. Plano de ações (definição das ações necessárias e da ordem de execução das
ações, tempo dedicado a cada ação, atores envolvidos e subprodutos esperados):

Ação 1 Divisão da sala em grupo;
Descrição: a turma será dividida em 5 equipes de 4 alunos para organização da Pesquisa Bibliográfica e Leitura em grupo de textos sobre o problema em estudo;
- Discussões nos grupos com elaboração de sínteses e apresentação aos grupos.
Tempo previsto: duas semanas
Atores envolvidos: professores e alunos das diferentes disciplinas envolvidas no projeto.
Subproduto: material bibliográfico organizado para embasamento da pesquisa.

Ação 2 - Levantamento das situações/questões para pesquisa de campo
Descrição: discussão das informações bibliográficas já levantadas e visita as feiras do bairro para levantamento de questões e problemas para a pesquisa de campo.
Tempo previsto: uma semana.
Atores envolvidos: professores e alunos das diferentes disciplinas envolvidas no projeto.
Subproduto: construção dos instrumentos de coleta de dados.

Ação 3: - Organização e realização da pesquisa de campo em grupo

Descrição: - Cada grupo irá definir as estratégias de entrevista com os feirantes, as estratégias de coleta de informações e realizar a pesquisa, criando situações-problemas sobre os dados obtidos e propor soluções;
- Observação do ambiente da feira e entrevista com os feirantes.
Tempo previsto: duas semanas
Atores envolvidos: professores e alunos das diferentes disciplinas envolvidas no projeto.
Subproduto: questionários e entrevistas aplicadas, fotografias, roteiros de observação do ambiente preenchidos.

Ação 4 - Tabulação dos dados mostrando o resultado da pesquisa.
Descrição: Organização de informações coletadas, tabulação dos dados, levantamento bibliográfico, internet, vídeos, imagens, etc sobre os conteúdos relacionados ao tema, nas diferentes áreas, que são apresentados no livro didático comparando com os conteúdos que foram construídos no decorrer dos trabalhos.
Tempo previsto: um mês
Atores envolvidos: professores e alunos das diferentes disciplinas envolvidas no projeto.
Subproduto: dados organizados em tabelas, gráficos, para divulgação no blog da escola ou do projeto, e para apresentação em seminários, utilizando recursos multimídias.

Ação 5 - Exposição dos trabalhos através de murais, blog, seminários com apresentação em Powerpoint, vídeos com depoimentos de feirantes e .
Descrição: Culminância: na área da escola, mostrando todos os trabalhos.
Tempo previsto: dois dias
Atores envolvidos: Atores envolvidos: professores e alunos das diferentes disciplinas envolvidas no projeto.
Subproduto: vídeos, apresentações em Powerpoint, albuns de fotografias e imagens virtuais e impressas sobre o tema, blog do projeto, Banco de dados: as informações obtidas através das pesquisas bibliográficas devem ser organizadas, catalogadas de modo que todos possam manuseá-las sempre que necessário.

6. Tempo total de realização do projeto: 2 meses

7. Material e suporte necessário: computadores, internet, livros, revistas, maquina fotográfica, câmeras, dvd, tv.

8. Fontes de pesquisa: sites, revistas, jornais e outros materiais disponíveis eletronicamente e impressos.

9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto):
Será diário, do decorrer das atividades, observando o interesse, o nível de reflexão e aceitação e desempenho dos alunos nas atividades.

4 comentários:

  1. Carta aberta aos professores da FACMAT/UFPA


    Nos últimos meses chegou ao Centro Acadêmico de Matemática (CAMAT) várias reclamações contra parte do corpo docente, são elas ofensas e constrangimentos. Diante de tais fatos que afetam diretamente o convívio acadêmico resolvemos nos pronunciar.

    Perante os fatos acima, os estudantes não podem calar-se e ficarem refésn do medo. Cremos que a maioria dos professores concordam com o nosso posicionamento, haja vista que esse convívio tenso desgata o diálogo escolar, dificulta a aprendizagem e danifica a qualidade do ensino. Certas atitudes devem ser extintas da sala de aula, para que possamos construir um ambiente agradável e harmonioso.

    A arte de ensinar necessita seus elementos: professor e aluno. Não é aceitável o professor que acaba contribuindo para desmotivar os graduandos de nosso curso, servindo de maus exemplos, e acabam deixando cicatrizes permanentes.

    O CAMAT espera uma resposta satisfatória a todos, não queremos desafiar ninguém, muito menos iniciar mais conflitos. Lutamos para que o curso de matemática esteja sempre no topo e que todos possam partilhar desses frutos. Esperamos construir uma realação calcada no afeto e no respeito mútuo.
    Atenciosamente

    CAMAT/UFPA

    ResponderExcluir
  2. Poxa muitas ideias boas no blog. Parabens.

    ResponderExcluir